PANCS: Saiba tudo sobre as plantas alimentícias não convencionais

As PANCS são uma das tendências da alimentação saudável, são fáceis de encontrar na natureza, ideais para cultivar em sua horta caseira. Veja aqui tudo sobre essas plantas alimentícias não convencionais.

Conhecida na alimentação, a sigla representa o grupo de plantas comestíveis, encontradas em hortas de escola, espaços comunitários, jardins e na horta de casa.

São reconhecidas também por seu fácil cultivo e seus benefícios para a saúde em geral. Conheça mais sobre as PANCS em suas modalidades de cultivo, consumo e integrante de receitas saborosas para toda a sua família.

O que são PANCS?

Algumas sementes, plantas, flores e vegetais fazem parte do grupo das PANCS, as plantas alimentícias não convencionais.

Geralmente, são produzidas em pequenas quantidades, estando presente em hortas caseiras e comunitárias como nas escolas.

Saiba que as plantas alimentícias não convencionais são difíceis de encontrar no mercado, estando presente na natureza como as florestas, jardins, quintal de casas e feiras locais.

Como nascem com facilidade, as PANCS podem ser confundidas com ervas daninhas que crescem até mesmo no cantinho da calçada.

Quais são as vantagens de consumir PANCS?

Para abranger seus conhecimentos sobre as PANCS, veja a seguir, quais são as principais vantagens desse grupo de plantas comestíveis nada convencionais.

Promove benefícios nutricionais para o organismo

Muitas PANC são formadas por plantas, vegetais, frutas, flores e sementes que promovem benefícios nutricionais para o organismo.

Alguns tipos são ricas em fibras, fonte de vitaminas e minerais que ajudam a manter o bom funcionamento dos órgãos, combatendo mal-estares como as inflamações.

Se você quer manter uma dieta saudável com menos calorias, substituição de temperos ricos em conservantes e demais alimentos prejudiciais para a saúde, aposte nos benefícios das PANCS.

Ajudam a combater e prevenir doenças e/ou inflamações

As PANCS são usadas como medicina natural, elas ajudam a combater e prevenir doenças e/ou inflamações no organismo.

São usadas em receitas para prevenir cânceres, problemas no fígado, diabete e demais doenças crônicas que afetam a saúde física.

Suas diversas formas de consumir garantem uma alimentação mais saudável para toda a sua família.

Agregam valor em sua horta nutritiva em casa

Outra vantagem das plantas alimentícias não convencionais é que elas agregam valor em sua horta nutritiva em casa.

Como elas são fáceis de cultivar, você pode plantar PANCS em conjunto com verduras, hortaliças, legumes e até flores.

No caso das flores comestíveis, além de um valor nutritivo para uma dieta saudável, elas também decoram o ambiente aberto no seu jardim residencial.

Como consumir plantas comestíveis não convencionais?

São variadas as formas de consumir plantas comestíveis não convencionais, sendo que, algumas delas, podem ser misturadas a outros tipos de alimentos como saladas e em refogados.

Formato de chás e sucos

Algumas PANCS são ótimas quando consumidas em formato de chás e sucos, ideais para acompanhar refeições e lanches no seu dia a dia.

Muitas plantas possuem folhas que permitem serem trituradas em formato de suco refrescante para o verão.

Opções como o chá de ora-pro-nobis e suco de araçá tendem a trazer muitos benefícios para a sua saúde, sendo também, um alimento natural para ser consumido em todas as estações do ano. 

Saladas diversas 

As plantas comestíveis não convencionais como a bertalha, physalis e a capuchinha são opções mais saudáveis e livres de agrotóxicos para serem consumidas em saladas diversas.

Com folhas verdinhas e flores comestíveis, você monta uma salada crua ou refogada com bastante nutrientes, vitaminas e cores.

Já a azedinha, esta também é misturada a saladas verdes fresquinhas que combinam com um paladar mais azedo.

Receitas caseiras

Outra forma de consumir as PANCS na sua dieta é como ingrediente de receitas caseiras como pães, sopas, omelete e tortas.

O inhame, por exemplo, é uma PANC que pode ser consumida em receitas de sopas, purês e até substituindo o leite de caixinha.

Já o açafrão-da-terra ou curcuma, esta planta comestível é ótima para temperar carnes e arroz.

In Natura

Outra forma de comer as PANCS é in natura, ou seja, de forma natural, sem adição de complementos como verduras ou em receitas caseiras nutritivas.

O araçá é um fruto com um sabor semelhante à goiaba, podendo ser consumido in natura como outras frutas.

Qual a importância de estudar a PANCS?

A importância de estudar o PANCS está relacionada aos benefícios desta categoria de alimentos, que além de ser natural para o consumo não necessita do uso de agrotóxicos ou fertilizantes para o seu cultivo.

Algumas espécies nascem em solos sem muitos nutrientes, podendo ser confundidas como ervas daninhas e pragas nos jardins ou hortas.

Estudar sobre as PANCS é uma forma de se responsabilizar pelo impacto ao meio ambiente causado pelos alimentos, sendo o consumo das plantas comestíveis não convencionais um sistema de consumo mais saudável e sustentável.

Quem criou a sigla PANCS?

Uma curiosidade sobre as plantas comestíveis não convencionais está acerca da sua criação, quem criou a sigla PANCS foi o biólogo brasileiro Valdely Ferreira Kinupp.

O termo PANC foi criado em 2004 e está relacionado a todo tipo de planta que possui uma ou mais partes comestíveis.

Elas nascem espontaneamente na natureza ou são cultivadas em jardins e hortas caseiras, bem como, as coletivas.

O professor e biólogo Valdery é responsável pelo estudo das plantas, vegetais, frutas e flores comestíveis nativas ou exóticas que podem ser incluídas em cardápios de comida caseira nutritiva. 

Quais são as principais plantas comestíveis não convencionais?

Após conhecer algumas curiosidades e formas de consumir as PANCS, acompanhe nos próximos tópicos quais são as 12 principais plantas comestíveis não convencionais que existem no Brasil.

1. Physalis

A physalis é uma PANC conhecida como fruta, ela é rica em fibras que ajudam a regular o intestino e contribui para diminuição de açúcar e colesterol no sangue.

Também se torna uma ótima opção para quem deseja hidratar a pele, previne a flacidez e as rugas.

Para combate de gripes e resfriados consuma a physalis em saladas, molhos e iogurtes ou in natura.

2. Ora-pro-nobis

Uma das PANCS mais conhecidas é a ora-pro-nobis, um vegetal rico em fibras, minerais, proteínas, vitamina C e ação antioxidante.

Ajuda a controlar a fome e contribui para a saúde, prevenindo câncer, gripes, infarto e a obesidade.

Pode ser consumida refogada, temperando omeletes, pães e sopas ou, apenas, cozidas no vapor.

3. Inhame do brejo – colocasia esculenta 

O inhame é parecido com uma batata, rico em fibras, vitamina C, ferro e ácido fólico. Também ajuda a controlar a fome, diminui o colesterol e o açúcar no sangue.

É um tubérculo que ajuda a prevenir doenças crônicas como diabetes, anemia e doenças do coração.

Com sabor suave, o inhame é ótimo ingrediente para sopas, purês, bolos e patês para colocar em torradas e pães. 

4. Araçá

O araçá é uma fruta semelhante à goiaba, porém, é mais azedinho. Possui propriedades antioxidantes que auxiliam na prevenção de resfriados, gripes e câncer.

É um alimento PANC com baixa caloria, por isso, se torna uma ótima fruta para adicionar em dietas nutricionais para perda de peso.

Faça receitas de geleias e sucos com o araçá ou saboreie a fruta in natura. 

5. Bertalha

A bertalha é bastante usada no tratamento de anemias, pois é rica em ferro e com alta quantidade de fibra.

A PANC bertalha previne a diabete por causa de sua ação que diminui o açúcar no sangue e a esteatose hepática que ocorre devido ao excesso de gordura no fígado.

Além disso, a bertalha é rica em vitamina C e antioxidante, contribuindo para o rejuvenescimento precoce da pele.

A planta é semelhante ao espinafre, podendo ser cozida a vapor, refogada em saladas, como ingrediente de sopa e omeletes.

6. Peixinho da horta 

O peixinho da horta é um ótimo aliado do sistema imunológico, ele fortalece o organismo, previne o envelhecimento precoce, infarto, derrames e demais doenças do coração por conta da fonte de potássio presente no vegetal.

Também atua na prevenção de todos os tipos de câncer e ajuda no bom funcionamento do intestino.

Esse vegetal é bem parecido com um peixinho de verdade, por isso, pode ser consumido empanado, em sopas, tortas e refogado como salada.

7. Taioba – xanthosoma taioba

Outro vegetal que pertence ao grupo PANCS é a taioba, atuante na manutenção de bactérias boas do intestino e aumentando a absorção de nutrientes do organismo.

É rico em vitamina C e tem ação antioxidante que previne resfriados, câncer, diabete e infarto.

O consumo deve ser feito cozido e suas folhas podem ser refogadas, colocadas em sopas, saladas e omeletes.

8. Capuchinha

A capuchinha é uma flor comestível com sabor semelhante ao agrião, suas colorações vermelha e amarela também decoram as saladas.

Entre seus benefícios estão sua ação antioxidante e vitamina A que melhora a visão e promove a renovação celular.

Além das flores, os frutos e folhas também são consumidas, como por exemplo, cruas em saladas, maionese caseira e compondo o molho branco.

9. Azedinha

A azedinha é uma planta considerada comestível com grandes benefícios como sua função antioxidante e rica em vitamina C.

Suas folhas azedinhas são um verdadeiro sentimento de nostalgia, onde muitos adultos já se depararam com esse tipo de planta comestível na infância.

Hoje elas ainda são consumidas in natura, podendo compor saladas e também sucos, porém, deve ser consumida com moderação por pessoas com problemas renais. 

10. Serralha

Considerada uma erva daninha, a serralha é de fácil plantio, suas sementes são levadas pelo vento e costumam se dar muito bem em qualquer solo.

Ela é rica em vitaminas A, B1, B2 e do complexo C, além de contar com ferro e potássio, grandes aliados da saúde.

A serralha tem um gosto amargo como o espinafre, sendo uma ótima opção para comer refogada e com frutas como abacaxi, laranja e maçã.

Imagem: pixabay

11. Língua-de-vaca

A língua-de-vaca é outra planta comestível não convencional, ela é encontrada em terrenos baldios pela fácil cultivação.

É rica em proteína, cálcio, ferro, potássio e magnésio. Assim como o espinafre, são consumidas refogadas, em sopas, recheio de tortas e massa. Também podem ser consumidas cruas. 

12. Açafrão-da-terra ou cúrcuma

O açafrão-da-terra ou cúrcuma tem suas raízes comestíveis, com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

É uma PANC que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, combatendo a diabete e a obesidade. 

Consuma a raiz ralada ou triturada em molhos para carne, sopas ou para temperar arroz em casa.

Gostou de aprender mais sobre as PANCS e seus benefícios? Comenta aqui se você já comeu alguma delas e se tinha ouvido falar sobre as plantas comestíveis não convencionais.