13 Plantas medicinais para ansiedade e nervosismo

Existem várias plantas medicinais para ansiedade e nervosismo, elas servem como tratamento complementar e não devem substituir medicações prescritas por médicos, principalmente para tratamento da ansiedade e depressão.

Não é de hoje que a medicina natural vem ganhando espaço no tratamento de doenças físicas e psicológicas.

Elas são bastante usadas para tratar os sintomas da ansiedade e também a insônia, um efeito causado por múltiplos fatores relacionados.

No post de hoje vamos falar sobre as plantas medicinais para ansiedade e nervosismo, uma alternativa natural para tratar esses desconfortos.

Plantas medicinais para ansiedade e nervosismo
Plantas medicinais para ansiedade e nervosismo

Plantas medicinais para ansiedade e nervosismo – Conheça aqui

Altos níveis de estresse, dificuldades para dormir e se concentrar são alguns dos sintomas da ansiedade, um transtorno mental que afeta milhares de pessoas no mundo todo. 

Além de serem bebidas saborosas, as plantas medicinais para ansiedade e nervosismo são bastante eficazes.

Segundo alguns estudos, plantas como a Kava-kava (Piper methysticum) e a Valeriana (Valeriana officinalis), por exemplo, apresentam bons resultados quando o assunto é o controle da ansiedade e questões de abstinências dos ansiolíticos.

Decorrentes dessas pesquisas e estudos, hoje os tratamentos a partir da medicina natural estão cada vez mais sendo adotados. 

Um exemplo é a presença da medicina natural utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), uma alternativa mais natural para o tratamento de transtornos mentais.

Você também pode ter sua horta com plantas medicinais para ansiedade e nervosismo em casa, basta escolher as melhores ervas e consumí-las com cautela.

Para te ajudar, separamos as principais plantas medicinais para ter em casa, bem como a forma de consumí-las. Ao final, montamos uma lista com os cuidados necessários para com o consumo das plantas.

  1. Alecrim

Como a maioria dos ansiolíticos naturais, o Alecrim atua no sistema nervoso, ajudando a aliviar os sintomas como estresse, ansiedade e cansaço.

Além disso, essa erva é bastante usada na culinária, principalmente no tempero de carnes, molhos e massas.

Não era para menos, o Alecrim é uma planta aromática e saborosa, contém vitaminas do complexo A e C, fibras, potássio e ferro.

Você pode consumir o Alecrim como finalidade terapêutica a partir de bebidas geladas relaxantes ou infusão, como os chás.

Modo de preparo do Chá de Alecrim

Ferva 1 litro de água, coloque algumas folhas de Alecrim e deixe ferver por mais 5 minutos. Para consumir, basta coar as folhas e beber quente ou frio.

chá de alecrim
chá de alecrim
  1. Erva-Doce

Outra erva em nossa lista de plantas medicinais para ansiedade e nervosismo é a Erva-Doce, conhecida pelo seu aroma e compostos ativos que auxiliam no controle do estresse e nervosismo.

Um dos efeitos encontrados na Erva-Doce é a sua capacidade de trazer tranquilidade e sensação de calma, uma ótima opção para tratar de forma natural os distúrbios do sono.

Ela também auxilia no controle de dores de estômago, podendo estar interligada aos sintomas mentais e emocionais como um efeito do estresse.

Consuma a Erva-Doce em infusão, fervendo uma quantidade de água para uma xícara, depois da fervura, coloque uma colher da planta desidratada e complete com a água quente.

Antes de consumir o chá de Erva-Doce, deixe a xícara tampada por cinco minutos, depois coe e beba do chá dessa planta que promete te acalmar.

chá de erva-doce
chá de erva-doce
  1. Camomila

Falando em calmantes naturais, a Camomila é mais uma das ervas medicinais muito usada no tratamento de ansiedade e estresse.

Seu efeito é semelhante aos benzodiazepínicos, devido à substância encontrada na planta chamada de apigenina que atua com o melhor desempenho nos neurotransmissores e a presença de glicemia, que age no sistema nervoso central controlando os sintomas da ansiedade.  

Outros benefícios da Camomila estão relacionados a sua ação calmante na hora do nervosismo, do sistema digestivo e da melhora do sono. 

Uma das formas de consumir a camomila é através de chás, podendo fazer a infusão de folhas secas da planta. 

chá de camomila
chá de camomila
  1. Kava-kava 

A Kava-kava também é uma planta medicinal com propriedades calmantes, ela possui substâncias semelhantes aos ansiolíticos, principalmente, usados para o tratamento de TAG (Transtorno de Ansiedade generalizada).

Sua ação melhora o desempenho de um neurotransmissor GABA, que ajuda a pessoa a relaxar atuando diretamente no sistema nervoso central.

O modo de consumir a Kava-kava é em chá, mas também pode ser encontrada em suplementos e loções para a pele.

erva kava-kava
erva kava-kava
  1. Alfazema

A Alfazema ou Lavanda como é conhecida é uma das plantas medicinais para ansiedade e nervosismo mais eficazes.

Seus benefícios envolvem o controle da ansiedade, efeito calmante natural, diminui a insônia e ainda age contra a picada de insetos e má digestão.

Por ser rica em cumarina, a alfazema é bastante usada na produção de cosméticos, aromatizantes de ambientes e óleos essenciais para ansiedade e nervosismo.

chá de alfazema
chá de alfazema
  1. Valeriana

A Valeriana é bastante usada no tratamento de insônia, ajudando a regular o sono e servindo como uma opção natural de calmante.

Por isso, a planta é recomendada para os dias mais agitados, principalmente à noite depois de um dia cheio de preocupações.

A melhor forma de consumir a Valeriana é no formato de chá, podendo ser misturada com outras plantas medicinais como a Lavanda, muito usada no tratamento de ansiedade e estresse.

chá de valeriana
chá de valeriana
  1. Erva de São-João 

Um antidepressivo natural é a erva de São-João, agindo como um restaurados do sistema nervoso central.

Essa erva natural ajuda no controle da depressão, ansiedade, insônia e do nervosismo, aumentando a disponibilidade dos neurotransmissores como da serotonina, responsável pela sensação de recompensa no cérebro e regulação do humor.

Para você ter uma ideia, a erva já era usada na Idade Média, sendo assim considerada um antidepressivo natural com ótimos resultados.

Consuma a planta diluída em água, fazendo a tintura da erva São-João de uma dose de 2 a 4 ml por 1 copo de 300 ml de água.

chá de erva de são-joão
chá de erva de são-joão
  1. Tília

De origem europeia, a Tília é pouco conhecida no Brasil, porém, é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

É encontrada, principalmente, em forma de flores e folhas secas das espécies da planta conhecidas por Tília Platyphyllos, Tília Cordata e Tilia X Vulgaris.

Investigações demonstram que a planta auxilia nos sintomas da ansiedade durante as crises e acalma nos momentos difíceis. Isso ocorre porque a planta age diretamente no sistema nervoso central.

Misture uma colher das flores e folhas secas de Tília com 1 xícara de água fervendo, faça a infusão, coe e consuma até três xícaras por dia.

chá de tília
chá de tília
  1. Melissa ou Erva-Cidreira

A Melissa ou Erva-Cidreira já é bastante conhecida, e não era para menos, os benefícios da Erva-Cidreira são tantos, incluindo, propriedades calmantes e sedativas.

A planta é composta por flavonóides e fenólicos que ajudam a pessoa a ficar mais calma, bem como, a presença do ácido rosmarínico, que aumenta o desempenho de neurotransmissores como o GABA.

O resultado é um corpo e mente mais relaxados, diminuindo consideravelmente os quadros leves de ansiedade e nervosismo. 

As folhas em infusão são as formas de usar a Melissa, usando de 1 a 3 colheres de chá da planta com 150 ml de água. 

Saiba que os adultos e crianças podem consumir o chá, porém, de forma moderada em quantidade e vezes ao dia.

chá de melissa ou erva-cidreira
chá de melissa ou erva-cidreira
  1. Folha de Maracujá ou Passiflora 

A flor de Maracujá ou Passiflora não poderia faltar em nossa lista de plantas medicinais para ansiedade e nervosismo, já que em sua composição contém substâncias como Flavonoides e Alcaloides que possuem ação mais suave dos ansiolíticos.

Também está presente em suas propriedades o ácido fólico, ajudando a diminuir os sintomas da ansiedade e depressão.

O chá de folhas de Maracujá ajudam a acalmar, agindo levemente contra os sintomas da ansiedade e insônia.

Beba de 1 a 2 xícaras por dia o chá de 1 colher de folhas secas de maracujá para 150 ml de água quente. Deixe esfriar, coe e beba.

Folha de Maracujá ou Passiflora 
folha de maracujá ou passiflora 
  1. Capim-Limão

Outra planta medicinal que combate o nervosismo leve, quadros leves de insônia e ansiedade é o Capim-Limão.

Uma planta que pode ser consumida por adultos e crianças, mas de forma moderada e com orientação.

O Capim-Limão pode ser consumido a partir de suas folhas em infusão em uma quantidade de 1 a 3 colheres de chá para 1 xícara de 150 ml.

As crianças de 2 a 4 anos podem consumir ½ xícara de chá de Capim-Limão de 2 a 3 vezes ao dia. Já as maiores entre 5 a 12 anos, até 1 xícara de chá por dia.

chá de capim limão
chá de capim limão
  1. Lúpulo

O lúpulo é usado como ingrediente da cerveja, mas também ajuda a controlar sintomas leves de agitação, ansiedade e dificuldades para dormir, agindo assim, de forma como um calmante natural.

Seu consumo principal (fora a produção de cerveja) é em formato de chá, usando suas flores para fazer o consumo.

Para consumir o chá de lúpulo, coloque uma colher do chá e cubra com uma xícara de água quente, deixe o chá tampado por 10 minutos, depois é só coar e consumir.

chá de lúpulo
chá de lúpulo
  1. Mulungu

O Mulungu também é usado para quadros leves de ansiedade e insônia, tornando uma planta medicinal indicada como um calmante e sedativo natural.

Entre as plantas medicinais para ansiedade e nervosismo, o Mulungu é bastante benéfico, pois tem propriedades flavonoides e alcaloides agindo no sistema nervoso central.

É indicada para adultos, podendo ser consumido o seu chá de 2 a 3 vezes por dia. Para isso, misture uma colher de sobremesa com 150 ml de água quente, coe e sirva-se.

mulungu - erva medicinal
mulungu – erva medicinal

Cuidados com as plantas medicinais para ansiedade e nervosismo

Após conhecer as diversas alternativas de uma medicina natural para transtornos mentais e seus efeitos, veja quais são os cuidados com as plantas medicinais para ansiedade e nervosismo que você precisa ter. 

Não substitua remédios por chás

Um dos cuidados mais importantes com a medicina natural é que ela não pode substituir remédios por chás.

Algumas ervas e plantas potencializam os efeitos colaterais quando usada sem a devida orientação.

Além disso, não é recomendado misturar o tratamento com ansiolítico e plantas medicinais sem a devida orientação médica.

Evite plantas e ervas a granel

Para os amantes de chá, uma dica de especialistas é sempre tentar evitar as plantas e ervas a granel.

Afinal, não se sabe quanto tempo a planta está naquele local, podendo até estar mofada e sem os nutrientes esperados.

As embalagens fechadas e com os cuidados recomendados são os mais indicados, inclusive, os chás em saquinhos também podem ser consumidos para finalidades terapêuticas.

Uma dica é potencializar o efeito do chá, usando dois saquinhos ao invés de apenas um, já que a planta pode perder alguns nutrientes durante o processo de fabricação.

Conheça as contraindicações das plantas

Outra dica importante é que as plantas medicinais possuem contra indicações, por isso a importância de conhecer a planta ou chá que estará consumindo.

Muitos chás e plantas são contraindicados para gestantes, crianças e pessoas com problemas de saúde como os hipertensos, diabéticos e com problemas cardíacos.

Portanto, antes de consumir as plantas medicinais para ansiedade e nervosismo, pesquise as propriedades e orientações para não prejudicar a sua saúde.

Procure uma orientação profissional

Para iniciar um tratamento terapêutico a partir da medicina natural, procure uma orientação profissional.

Com a devida orientação sobre as plantas medicinais para ansiedade e nervosismo mais indicadas e formas de consumir, você estará mais segura ao escolher este tipo de tratamento menos invasivo para seu organismo.

Se você gostou deste post pode gostar também: Lavanda: O que, como plantar e 6 benefícios de plantar em casa