Como fazer uma horta de ervas para chás?

Você sabe como fazer uma horta de ervas para chás? No artigo de hoje vamos trazer um passo a passo prático para fazer seu espaço em casa. Entenda também, quais são os benefícios de cultivar e consumir alguns tipos de chás.

As ervas para chás tem propriedades que podem contribuir para com sua saúde, tanto a física quanto a mental.

A grande maioria das ervas que podemos consumir são cultivadas em casa, seja em uma horta ou em vasos de plantas.

Por isso, se você tem um espaço pequeno, não tem desculpas de fazer uma horta de ervas para chás, já que elas podem ser cultivadas em vasos.

Como fazer uma horta de ervas para chás?
Como fazer uma horta de ervas para chás?

Como fazer uma horta de ervas para chás – Siga o passo a passo

Para fazer uma horta de ervas para chás é preciso escolher os tipos de ervas para cultivar, pois existe um grande número de plantas medicinais.

Como estamos falando de chás, é importante salientar que esse tipo de líquido é consumido por infusão, sendo consumido tanto quente quanto gelado.

Dessa maneira, os chás são consumidos em todas as estações do ano e a maioria das plantas tem qualidade terapêutica para a sua saúde.

Acompanhe a seguir, o passo a passo de como fazer uma horta de ervas para chás, escolhendo os diferentes tipos de plantas medicinais, preparando o solo e demais manutenções necessárias para o cultivo das ervas para chás.

passo a passo de como fazer uma horta de ervas para chás
passo a passo de como fazer uma horta de ervas para chás

Separe todas as ervas medicinais para horta

Primeiramente, é preciso que você separe todas as ervas medicinais para a horta, considerando aquelas plantinhas que permitem consumir por infusão.

Considere também aquelas plantas que são mais fáceis de cultivar, principalmente, porque você vai precisar ter um bom espaço para todas as opções.

As ervas como Camomila, Hortelã, Sálvia, Alecrim, Tomilho, Erva-doce e Lavanda são as mais populares e fáceis de cultivar em casa.

Com uma variedade de opções, você pode escolher entre plantar as ervas medicinais por sementes, estaquia ou mudas. 

Separe todas as ervas medicinais para horta
Separe todas as ervas medicinais para horta

Prepare o local para horta de ervas

A segunda etapa corresponde ao preparo do local para horta de ervas para chás, um espaço com vaso grande ou canteiro no cantinho externo da sua casa.

O próximo passo será plantar as sementes das ervas em uma sementeira, ideal para o início do cultivo da plantinha.

Para a sementeira, você pode usar um modelo tradicional, improvisar com um copinho descartável ou caixa de ovo.

As sementeiras para plantas ajudam a controlar melhor a umidade da terra, bem como, são mais fáceis de cuidar nesse início.

O plantio na sementeira começa utilizando uma quantidade de substrato para jardinagem no fundo, depois adicione de 1 a 3 sementes em cada espaço.

Cubra em seguida com uma fina camada de terra e borrife uma quantidade de água para manter as sementes hidratadas até germinar.

Após o nascimento das plantas, deixe que elas cresçam por pelo menos 10 centímetros e transfira para o local da horta de ervas para chás.

Se ao invés de plantar as sementes, você já tiver as plantas já crescidas, experimente preparar o local da horta com substrato e faça os buracos para as ervas.

Do mesmo modo que na sementeira, é preciso regar as plantinhas, de modo que elas não fiquem encharcadas.

Prepare o local para horta de ervas
Prepare o local para horta de ervas

Conheça as necessidades de cada planta

Um ponto bem importante a se considerar na hora de fazer uma horta de ervas para chás, é sempre buscar conhecer as necessidades de cada planta.

Algumas ervas necessitam de um contato maior do seu dia com o sol, outras se adaptam muito bem à sombra ou meia-sombra.

Além disso, é preciso saber a estação do ano mais adequada para plantar a erva para chá. Isso você pode encontrar nas embalagens de sementes e conteúdos sobre como cultivar plantas.

Saiba que as ervas como Lavanda, Alecrim e Camomila necessitam de um solo mais drenado e arenoso, se adaptando muito bem ao vento e ao sol.

Dessa maneira, essas plantinhas não irão precisar de tantas regas, já que suas necessidades são de um solo mais nutritivo e que não retém muita água.

Já as ervas como a Hortelã, essas são contrárias às necessidades das demais mencionadas, necessitando assim de um solo mais encharcado.

Uma dica é plantar a Hortelã sozinha em um vaso, com um solo misturado com substrato e drenado para um cultivo saudável da planta.

Além disso, a Hortelã é uma erva com raízes invasoras, quando plantada com outras plantas pode invadir o território das demais plantinhas da sua horta medicinal.

Adube a horta de ervas para chás

Mais um passo importante para cultivar sua horta medicinal é apostar na adubação do espaço no tempo adequado.

O tempo adequado para investir em adubo para horta de ervas é após o primeiro mês de cultivo da planta.

Para isso, compre um adubo adequado para as necessidades da sua horta, aplicando o conteúdo a cada 30 dias, conforme orientação do fabricante.

Se você prefere um cultivo mais natural, aposte nos adubos orgânicos como húmus de minhoca, esterco, farinha de carvão e cinzas de carvão.

Adube a horta de ervas para chás
Adube a horta de ervas para chás

Faça a colheita das suas plantas

Após 60 dias mais ou menos, faça a colheita das suas plantas para chás, sempre observando a aparência das ervas.

Comece consumindo as folhas e galhos mais jovens, cortando de cima para baixo com uma tesoura.

Esse corte também serve como poda da sua planta, que deve ajudar a sua plantinha a crescer saudável e com brotos bem desenvolvidos.

Faça a colheita das suas plantas
Faça a colheita das suas plantas

Benefício de uma horta de ervas para chás

Depois de aprender como fazer uma horta de ervas para chás, vamos destacar alguns benefícios desse tipo de planta para cultivo em casa.

Alivia dores em várias regiões do corpo

Os chás naturais são responsáveis por diversos benefícios, entre eles, existem algumas ervas que ajudam a aliviar dores em várias regiões e órgãos do corpo.

Um exemplo é o Capim-limão, uma planta com propriedades antioxidantes e analgésicas que ajudam a controlar as dores de cabeça e enxaqueca.

Podemos destacar também o chá de Sálvia, indicado para ajudar na cicatrização de machucados e feridas.

Contribui para uma melhora no bem-estar

Mais um benefício das ervas medicinais para chá é que algumas espécies contribuem para uma melhora no bem-estar.

Entre as ervas para chás, podemos destacar a Lavanda e a Erva-doce, indicadas para quem procura um chá para relaxar e acalmar.

Para um bom funcionamento do corpo, a Hortelã e o Alecrim que auxiliam na digestão, bem como o Hibisco que estimula o metabolismo.

Opções naturais no tratamento de doenças

Os chás também são opções naturais no tratamento de doenças, como por exemplo a Camomila e o Jasmim no controle da ansiedade.

O chá de Verbena, por sua vez, contribui para as pessoas que sofrem com insônia, auxiliando no relaxamento do corpo e mente antes de dormir.

Já o Tomilho possui propriedades naturais que contribuem para os tratamentos respiratórios e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Horta de ervas para chás ajudam na dieta saudável

Não podemos deixar de fora que as hortas de ervas para chás ajudam na dieta saudável, principalmente, se você busca uma reeducação alimentar.

Algumas das plantas citadas acima são ótimas aliadas na substituição de temperos industriais, como o Tomilho, Alecrim e Hortelã usados na culinária.

Já as ervas como Stévia, podem ser consumidas em dietas que precisam diminuir a quantidade de açúcar no sangue.Viu só quantos motivos para fazer uma horta de ervas para chás! Aproveite nosso passo a passo e faça você mesmo sua horta em casa.