Como cultivar plantas medicinais em casa?

Cultivar plantas medicinais em casa pode trazer diversos benefícios, tanto para a saúde do corpo como para a saúde da mente. 

Você ter em sua rotina diária a prática do cultivo das suas próprias plantas medicinais irá te ajudar a ter hábitos mais saudáveis e quando esses hábitos saudáveis são aliados ao conhecimento do uso das plantas medicinais, o resultado será a o cuidado da sua saúde de forma natural para evitar o uso de fármacos gerais..

E não tem nada mais gratificante do que você plantar uma sementinha, cuidar dela e ver ela crescer! Ao cultivar uma horta de plantas medicinais em casa, você automaticamente irá trabalhar a sua mente através do envolvimento com a natureza e exercerá a sua criatividade. 

Já pensou em criar um espaço verde incrível na sua casa? Venha conferir as dicas de como cultivar plantas medicinais em casa de um jeito prático.

cultivar plantas medicinais
como cultivar uma horta medicinal em casa

O que plantar em uma horta medicinal?

Em uma horta medicinal você poderá plantar diversas espécies de plantas, sendo muitas delas, ideais para uso próprio na culinária caseira, chás, sucos e aromatizantes no ambiente. 

Algumas espécies são bastante conhecidas como temperos naturais, outras são colocadas in natura no ambiente para proporcionar benefícios através da aromatização.

O capim-limão e a lavanda são os aromatizantes mais conhecidos, o primeiro com um aroma mais cítrico e a lavanda com propriedades que diminuem o estresse e a ansiedade.

Os chás como o de hortelã, além de gostoso também contribui para a saúde aliando os sintomas da dor de garganta, dor de cabeça e diminui os níveis de cansaço.

Como deve ser o cultivo de plantas medicinais?

A maioria das espécies de plantas medicinais se adaptam ao clima do Brasil, podendo ser cultivadas para consumo próprio de uma alimentação saudável ou usadas no tratamento de doenças e demais problemas de saúde. 

A seguir, vamos trazer algumas dicas de como deve ser o cultivo de plantas medicinais em casa, considerando o local do plantio, tipo de solo, adubação e demais cuidados

Local do cultivo de plantas medicinais

O local escolhido para cultivo de plantas medicinais deve ser de fácil acesso a regas, contato direto com o sol da manhã e próximo à residência para facilitar os cuidados diários.

Na hora do transplante da plantinha, tenha bastante cuidado ao plantar as mudas muito perto da outra.

Caso venha cultivar a espécie a partir de sementes, utilize uma sementeira caseira antes de transplantar em um canteiro ou vaso.

Tipo de solo para fazer horta medicinal

O tipo de solo para fazer horta medicinal precisa ser fértil, de forma que, as espécies de plantas possam crescer e se desenvolver com naturalidade.

As plantas medicinais podem ser plantadas tanto no solo quanto em vasos ou jardineiras, desde que a terra e o local sejam apropriados para elas.

Adubação da terra para o crescimento

Com a falta de nutrientes no solo suas plantas podem não se desenvolver, por isso, talvez seja interessante fazer a adubação da terra para o crescimento da plantinha.

Uma ótima opção para sua horta de plantas medicinais em casa é o húmus de minhoca como adubo, encontrado em lojas agropecuárias, floriculturas e até mesmo na internet.

Outras opções são os estercos ou compostos orgânicos especializados para turbinar o solo para suas plantas. 

Quais os cuidados necessários para um cultivo de boa qualidade?

Se você busca fazer uma horta medicinal que contribuirá com sua qualidade de vida e uma dieta livre de toxinas, veja a seguir quais os cuidados necessários para um cultivo de boa qualidade de suas plantas medicinais.

Opte por plantas medicinais corretas para a sua horta

Para ter plantas de ótima qualidade, opte por espécies corretas para a sua horta em casa, pesquisando os tipos de plantas e seus benefícios.

Muitas espécies estão presentes na gastronomia, estando presentes em temperos industrializados que não possuem o mesmo efeito benéfico das plantas e ervas medicinais naturais.

Escolha um local longe do contato com animais domésticos

A escolha do local deve ser longe do contato dos animais domésticos, pois suas fezes podem contaminar o solo e trazer doenças.

Mesmo que você opte por plantar a espécie em canteiros, coloque uma cerca para evitar o contato de animais no local.

Saiba que algumas plantas podem ser transplantadas em jardins, hortas comuns e até em vasos perto de flores.

Faça a irrigação das plantas de forma cautelosa

Se você fez a sua horta medicinal em um local aberto, deixe que o tempo se encarregue das regas, exceto em épocas de seca.

Quando plantadas em vaso fica mais fácil trocar o local da sua horta para um ambiente mais arejado e livre de sol direto.

Para cuidar das suas plantas medicinais, faça a irrigação das ervas de forma cautelosa para não apodrecer as raízes, caule e folhas.

De preferência, regue suas plantinhas no começo e no final da tarde, podendo verificar também se o solo está muito seco.

Vá adicionando aos poucos a água no solo, de forma que as regas penetrem na terra e não sobre as folhas da planta.

Cuidado com as plantações em jardins

As plantas medicinais podem ser plantadas em vários locais, desde vasos, jardineiras de casa e até mesmo nos canteiros em jardins ou hortas.

Mas para tudo sair bem, cuidado com as plantações em jardins, algumas espécies como a hortelã nascem com muita facilidade, podendo se alastrar em todo o canteiro e acabar prejudicando outras plantas.

Na hora de plantar as ervas em vasos, invista no máximo, em duas espécies para não correr o risco de uma contaminar a outra.

Contudo, no caso de espécies de plantas medicinais da mesma família, sempre pesquise antes de plantar uma do lado da outra. Você nunca saberá o tipo de planta que irá se desenvolver no mesmo vaso.

Realize a renovação das plantas e ervas  

Por mais que as plantas medicinais possuam boa durabilidade, é preciso realizar de tempo em tempo a renovação das plantas e ervas.

Um indício que as plantas precisam ser renovadas é seu aspecto visual, muitas ficam secas e sem vida.

O manjericão, por exemplo, costuma viver entre 2 a 3 anos, dando sinais que necessitam ser renovados por outras mudas a partir de sua aparência mais tristonha.

Atenção às pragas nas plantas

Assim como qualquer planta, flor e temperinho, é necessário que você dê uma atenção às pragas nas plantas medicinais.

Os pulgões e cochonilhas são pragas bastante conhecidas e podem ser eliminadas com um inseticida caseiro que não agride as plantinhas.

Como cultivar plantas medicinais em vasos?

Para cultivar uma planta solo, os vasos têm sido uma ótima alternativa, inclusive, para quem não tem muito espaço em casa. Pensando nisso, vamos trazer um passo a passo simples de como cultivar plantas medicinais em vasos.

  1. Escolha um vaso ideal para plantar a planta medicinal, sendo os modelos de plásticos os mais indicados;
  2. Faça a drenagem do vaso com cascalhos e pedras no fundo;
  3. Adicione uma boa mistura de terra adubada;
  4. Faça uma cova no meio do vaso para colocar a muda;
  5. Realize a rega com uma pequena quantidade de água.

Antes de plantar a espécie medicinal no vaso, saiba qual o tipo de local adequado, algumas ervas preferem um local mais iluminado, como exemplo da salsa.

As regas devem ser feitas mais frequentes durante o verão, na primavera 3 vezes na semana podem ser o suficiente, já no inverno, a ideia é molhar 1 vez por semana.

Mas lembre-se de sempre verificar o solo para não molhar demais e deixar a terra do vaso encharcada.

Quais são as plantas medicinais mais usadas?

As principais plantas medicinais utilizadas são aquelas espécies que estão presentes no preparo de receitas, essas plantas são:

  • Alecrim
  • Manjericão
  • Hortelã
  • Sálvia
  • Orégano
  • Salsinha
  • Coentro
  • Levítico (planta caldo de galinha)
  • Ora-pro-nóbis.

Essas são plantas medicinais para quem deseja ter uma “farmácia em casa”, e o melhor, você pode trazer as propriedades medicinais dessas plantas para a sua cozinha evitando assim o uso de temperos industrializados e deixando a sua comida mais saborosa e saudável.

Se você gostou deste post pode gostar também: Como fazer uma horta de ervas para chás?